Infraestrutura

O PPGCN conta com a infraestrutura de vários laboratórios para a condução das aulas práticas das disciplinas do curso de graduação e pós-graduação, além do treinamento de seus discentes do programa e condução dos trabalhos de pesquisa.
O PPGCN se encontra instalado no prédio do Centro de Ciências Biológicas II (CCBII), e conta com uma área física de laboratórios com aproximadamente 815,09 m², distribuída nos laboratórios relacionados:
Laboratório de Bioquímica Nutricional
Laboratório de Análises de Vitaminas
Laboratório de Estudo Experimental dos Alimentos
Laboratório de Análise de Alimentos
Laboratório de Análise Sensorial e Processamento de Novos Produtos
Laboratório de Higiene dos Alimentos
Laboratório de Metabolismo Energético e de Composição Corporal
Laboratório de Análises Clínicas
Laboratório de Epidemiologia Nutricional
Laboratório de Avaliação Nutricional
Laboratório de Epidemiologia e Vigilância em Saúde
Laboratório de Dietética e Comportamento Alimentar
Laboratório de Informática em Nutrição e Saúde (exclusivo da pós-graduação)
Laboratório de Nutrição Experimental
Em 2017, todos os laboratórios existentes em outros edifícios foram definitivamente transferidos para o Anexo do CCBII, onde se localiza parte dos laboratórios do DNS, que contabiliza uma área física de laboratórios com aproximadamente 479m2, distribuída nos laboratórios relacionados:
Laboratório de Treinamento e Capacitação em Saúde 1
Laboratório de Treinamento e Capacitação em Saúde 2
Laboratório de Informática em Nutrição e Saúde (Graduação)
Laboratório de Estudos da Adolescência
Laboratório de Estudos em Doenças Carenciais
Laboratório de Estudos em Segurança e Consumo Alimentar
Laboratório de Estudos em Ergonomia e Saúde no Trabalho
Laboratório de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde
Laboratório de Nutrição e Alimentação do Lactente
Laboratório Pró-Merenda Escolar
Laboratório de Nutrição do Adulto e do Idoso
Laboratório de Gestão e Planejamento Físico de UAN (Unidades de Alimentação e Nutrição).
Laboratório de Estudos em Nutrição Clínica
Laboratório de Estudos em Ingestão Alimentar
Laboratório de Técnica Dietética
Os laboratórios estão adequadamente equipados e relacionaremos alguns dos equipamentos adquiridos nos últimos cinco anos (2014-2018):
Sistema de Cromatografia a gás GC 17 A Shimadzu/Class GC 10; Sistemas de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com detector de fluorescência e UV/Visível, Evaporador rotativo, Espectrofotômetro, Destilador de água; Purificador de água; Lupa Olympus – SZ40, PHmetro; Analisador Bioquímico modelo BS-200; 8 unidades digestoras de Kjeldhal,um moinho pequeno (Elo’s),um banho-Maria (Fabbe),um banho maria com agitador (Ética),dois destiladores de Kjeldhal,tamanho médio (Büchi), um agitador magnético com aquecimento (Marcon), mantas aquecedoras (Quimis), aparelhos de Soxlet (Fanen), um destilador de água (Fanen), um deionizador de água (Permution), duas estufas de secagem, capacidade 300oC (Quimis), uma estufa de circulação de ar, temperatura máxima 450oC (Fanen), um multiprocessador (Arno), duas balanças semi-analíticas (Alem Mar), uma balança analítica (Sauter), balanças de prato (Fisher), um desumidificador (Fargon), uma chapa aquecedora (Quimis), quatro geladeiras, dois freezers, um aquecedor com placa de amianto (Labor Müzzeripari Müvek), duas centrífugas, velocidade máxima 6000 R.P.M. (Fanen), quatro aparelhos de determinação da composição corporal por bioimpedância elétrica (Biodinamics), modelo 310 e RJL System e dois aparelhos modelo 450, um aparelho de determinação da composição corporal por leitura na faixa do infra-vermelho, (Futrex), mod. 5000-A, dois calipers para avaliação do diâmetro abdominal – Holtain-Kahn, um aparelho de determinação do gasto energético pelo método da frequência cardíaca (Polar), dois monitores metabólicos: Deltratac R II e Vmax 29 Encore. Este último usado para avaliação do consumo de oxigênio e calorimetria indireta com realização de testes de consumo de gases e gasto calórico respiração por respiração, canopy ou através de ventiladores mecânicos inclui: computador, carrinho e estabilizador de tensão. Capacete para teste de calorimetria indireta (adulto). Máscara para diluição tamanho grande, para técnica de calorimetria indireta, compatível com VMAX 29 E 29N. MARCA: CAREFUSION. ORIGEM: USA
Ainda, monitor de atividade física com sensor de movimento Caltrac R e TritracR3D; eletroforese em gel de gradiente de desnaturação, ultra freezer, Sistema de Densitometria Óssea Premium por Raios-X com tecnologia “FAN-BEAM” com baixa dose de radiação, modelo de mesa longa, Metacheck (Monitor metabólico portátil) calorímetro indireto de mesa, portátil, mede a Taxa Metabólica Basal pelo consumo de oxigênio com calibração automática (oxigênio, temperatura ambiente, pressão atmosférica e umidade relativa do ar), Leitora de microplacas Multiskan, com incubação, microplaca linear de 96 poços – leitura em até 6 segundos, carrossel com possibilidade de instalação de até 8 filtros, todos adquiridos.
4 unidades de FREEZER DE ULTRA BAIXA TEMPERATURA SÉRIE COM PORTA DUPLA DELUXE 900, MARCA THERMO FORMA, MODELO: 994, Freezer vertical de 490 litros, Porta dupla para acesso e armazenagem otimizados e maior estabilidade de temperatura, controle microprocessado com painel ao nível dos olhos facilita programação e visualização de temperatura,dois compressores de 1 HP em cascata com capacidade de 2.545 BTUH cada, faixa de temperatura de 50ºC a -86ºC, isolamento de poliuretano com 127mm de espessura, quatro compartimentos internos com tampas independentes em poliestireno, interior em aço inoxidável com prateleiras ajustáveis, guarnição de silicone tripla na porta garante a proteção da amostra, reduz a formação de gelo e mantém o ar frio no interior do freezer, compensador automático de tensão elétrica (boost/buck voltage) previne defeitos no compressor de refrigeração por variações para mais ou para menos da rede elétrica, reserva de BTU proporciona a mais rápida taxa de recuperação de temperatura, válvula de alívio de pressão evita que vácuo se forme no interior dificultando a abertura da porta, fácil acesso: travas com manuseio ergonômico e portas com chave para maior segurança, alarme audível e sonoro de porta aberta, garantia de 02 anos para os compressores, painel de controle ao nível dos olhos disponibiliza todas informações necessárias: temperatura atual e programada, alarmes de falha de energia, alta e baixa temperatura, defeito no sensor de temperatura, porta aberta, bateria fraca, alta temperatura do condensador, e indica quando limpar filtro do condensador e guarnição da porta, permite a programação de alarmes de alta e baixa temperatura e calibração do sensor de temperatura. Um microscópio com captura de imagens (Zeiss), entre outros.
1 ROTOR HORIZONTAL RHC6000 C/ 4 CANECAS – 3500RPM para centrífugas com adaptadores CIEADP6400150F CONJ ADAPTADORES CAP 40 X 15ML FALCON, CIEADP6840050 CONJ ADAPTADORES CAP 84 X 5ML, CIEADP6840100 CONJ. ADAPTADORES CAP 84 X 10ML
Alguns dos laboratórios prestam serviços para empresas, instituições e outros departamentos da UFV em trabalhos de avaliação da qualidade proteica de alimentos e dietas; análise da composição centesimal dos alimentos e dietas para fins de rotulagem; análise do perfil lipídico, análise de vitaminas e minerais, análise de fibras e compostos fenólicos, análise de parâmetros bioquímicos pelo BS200 e de perfil lipídico e de carboidratos pelo HPLC.
O desenvolvimento tecnológico tem propiciado avanços das pesquisas na área de saúde humana em diversas áreas do conhecimento. Na UFV pesquisadores de diversos programas tem se destacado em nível nacional e internacional, e a agregação de esforços para obtenção de recursos e coparticipação em estudos multidisciplinares irão impactar positivamente a produtividade de nossa instituição. A criação de facilities, isto é, de laboratórios com um conjunto de equipamentos complementares ou associáveis e aberto a diferentes equipes de usuários, é hoje uma forte tendência nos centros mais desenvolvidos da pesquisa. Com suporte de instituições de fomento à pesquisa, equipamentos de alto custo são disponibilizados ao maior número de pesquisadores. As facilities têm também um efeito multiplicador, colocando em contato e estimulando a colaboração de grupos diversificados. Na UFV isso já é uma realidade por meio do SAEM (Sistema de Alocação de Equipamentos Multiusuários): https://www3.dti.ufv.br/dti/saem/home/. O SAEM é um sistema que possibilita cadastro de laboratórios e de equipamentos multiusuários e o agendamento para utilização de equipamentos multiusuários.
LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
Além da infraestrutura citada acima, o PPGCN/DNS apoiou a criação do Núcleo de Microscopia e Microanálise (NMM) e do Núcleo de Análise de Biomoléculas (NuBioMol), via CTInfra. Todas as instalações estão disponíveis aos usuários da UFV. Esta infraestrutura tem propiciado o uso de técnicas mais sofisticadas nas análises de tecidos e células.
Núcleo de Microscopia e Micronálise (NMM) – Laboratório multiusuário. Localizado na Vila Giannetti – casa 22 – Campus da Universidade Federal de Viçosa. Telefone: 55 (31) 3899-3144 – e-mail: nmm@ufv.br.
O NMM foi inaugurado em 27 de agosto de 2004 e sua criação resultou de um projeto de desenvolvimento de estratégias de agregação tecnológica voltadas ao uso compartilhado de equipamentos sofisticados, para permitir melhor gestão e implantação de projetos de natureza interdisciplinar. O processo para criação do NMM foi elaborado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) da UFV onde está lotado o DNS e, por sua vez, o PPGCN, mas atualmente o Núcleo conta também com representantes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CEE) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA), disponibilizando os equipamentos de grande porte e de alto custo para ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, o público alvo constitui-se de pesquisadores formados e em formação, da UFV e de outras entidades públicas ou privadas interessadas, caracterizando, assim, seu sistema multiusuário e multidisciplinar. Portanto, o objetivo do NMM é maximizar o uso de seus aparelhos, proporcionando maior produtividade em termos de número de publicações, dissertações e teses defendidas e trabalhos apresentados em congressos, simpósios e seminários, uma vez que se trata de equipamentos extremamente caros e de elevado custo de manutenção.
Conta com os seguintes equipamentos: Microscópio Eletrônico de Varredura Marca LEO modelo 1430VP (1); Microscópio Eletrônico de Transmissão marca Zeiss modelo EM 109 (1); Microscópio Eletrônico de Transmissão Marca Zeiss modelo Libra 120 equipado com Espectrômetro de Energia Dispersiva de Raios-X (EDS) marca Oxford, tomógrado e câmera de captura de imagens marca Zeiss (1); Microscópio de Força Atômica marca Agilent modelo 6000ILM equipado com Microscópio de Fluorescência Invertido Marca Zeiss modelo AxioObserver D1 (1); Microscópio ótico Marca Zeiss modelo Axiostar plus com campo claro e contraste de fase e equipado com câmera monocromática Marca Zeiss modelo Axiocam MRm (1); Confeccionador de Navalha (“Knifemaker”) Marca Leica Reichert (1); Microscópio Esterioscópico marca Zeiss modelo Stemi DV4 (1); Microscópio Esterioscópico marca Zeiss modelo Stemi 305; Microscópio Confocal de varredura a laser Confocal marca Zeiss; modelo LSM 510 META (1); Citômetro de Fluxo marca BD modelo FACSVerse (1); Secador de Ponto Crítico (“Critical Point Dryer”) marca Balzers modelo CPD 020 (1); Secador de Ponto Crítico (“Critical Point Dryer”) marca Bal-tec modelo CPD 030 (1); Equipamento Modular marca Balzers Union modelo FDU 010 contendo metalizador (“Sputter coating attachment”) modelo SCA 010 (1); Metalizador (“Sputter Coater”) marca Electron Microscopy Sciences modelo550x (1); Metalizador (“Sputter coater”) marca Quorum modelo Q150R S (1); Evaporador de carbono marca Quorum modelo Q150T E (1); Ultramicrótomo Marca Du Pont-Sorvall Instruments modelo Porter-Blum MT2-B (1); Ultramicrótomo Marca RMC Products marca Power Tome-X (1); Cabine de exaustão de gases tóxicos; Estufa para secar vidrarias Marca Nova Ética (1); Estufa para polimerização de resina com temperatura controlada Marca MemMert (1); Geladeira para resfriamento de soluções e reagentes marca Brastemp modelo Cycle Defrost Duplex (1); Freezer para congelamento de soluções e reagentes e amostras Marca Consul modelo Slim 200 (1); pHmetro marca Tecnal modelo Tec-2 (1); Ultrassom (“Ultrasonic Cleaner”) marca Cristófoli (1); Balança eletrônica Marca Gehaka modelo BG400 (1); agitador magnético com temperatura controlável marca Lab-line modelo 78HW-1 (1).
Até o presente, o NMM apoiou mais de 700 pesquisas diferentes que resultaram em mais de 200 artigos, 240 apresentações em eventos (oral ou pôster), 17 premiações, 25 trabalhos de graduação e 200 dissertações e teses de pós-graduação, em nível nacional e internacional. Além disso, o Núcleo promove cursos de extensão presenciais e disciplinas curriculares para treinamento e aperfeiçoamento, em microscopia, de alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores.
Laboratório de Análises de Biomoléculas (NuBioMol). Localizado na Vila Giannetti – casa 21. O Núcleo de Análise de Biomoléculas, localizado na Vila Giannetti, casa 21, Campus Universitário – UFV, Viçosa – MG, é um laboratório multiusuário com o objetivo de atender a demanda de pesquisadores da UFV e de outras Instituições Federais e Particulares.
O NuBioMol foi instituído em 14 de outubro de 2009, com base na Resolução Nº 19/2009 do Conselho Universitário da UFV, em seção presidida pelo magnífico reitor da UFV, professor Luiz Cláudio Costa, sendo a Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde a professora Maria Goreti de Almeida Oliveira e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Cosme Damião Cruz.
Embora o Núcleo esteja vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFV, as suas facilidades podem ser utilizadas por todos os pesquisadores já formados e em formação da UFV e de outras instituições, caracterizando assim, o seu caráter multidisciplinar. Neste sentido, a intenção do Núcleo é a de maximizar o uso de seus equipamentos que são grande porte, de elevado custo e de manutenção dispendiosa, justificando, assim, a sua alocação em um Núcleo Multidisciplinar.
Devido ao alto custo e à grande sofisticação dos equipamentos alocados no NuBioMol, o Colegiado do Núcleo definiu pelo oferecimento de Cursos de Extensão periódicos para a capacitação dos interessados em utilizar tais equipamentos em suas pesquisas. Desta forma, pretende-se que o pesquisador se torne suficientemente independente para a manipulação consciente dos aparelhos.
Desde o segundo semestre de 2013 a Profa. Maria do Carmo Gouveia Peluzio (docente permanente do PPGCN) compõe a comissão administrativa do Núcleo de Biomoléculas, representando os docentes do PPGCN.
O Núcleo dispõe das seguintes facilidades: Um espectrômetro de massas com fonte de ionização por MALDI e analisadores TOF/TOF, modelo Ultraflex III (Bruker Daltonics, Alemanha); um sistema nanoUPLC-MS/MS constituído por um cromatógrafo líquido nanoUPLC, modelo nanoAcquity (Waters, EUA) acoplado a um espectrômetro de massas com fonte de ionização ESI e analisadores Q-TOF, modelo micrOTOF QII (Bruker Daltonics, Alemanha); um sistema UHPLC-MS/MS constituído por cromatógrafo líquido UHPLC, modelo 1290 Infinity, acoplado a um espectrômetro de massas com fonte de ionização ESI e analisadores triplo quadrupolo, modelo 6430, ambos fabricados pela empresa Agilent Technologies, EUA; um sistema de GC-MS constituído por um cromatógrafo gasoso modelo 7890A (Agilent Technologies, EUA) acoplado a um espectrômetro de massas com fonte de ionização EI e analisador TOF, modelo TruTOF HT (Leco Corporation, Alemanha); um cromatógrafo líquido HPLC, modelo Prominence (Shimadzu, Japão); dois sistemas de eletroforese molelo DALT SIX (GE Healthcare, Suécia); um focalizador isoelétrico modelo IPGPHOR 3 (GE Healthcare, Suécia); um sistema de eletroforese modelo MiniProtean TetraCell (BioRad, EUA); um sequenciador de proteínas modelo PPSQ-33A (Shimadzu, Japão); um sequenciador de ácidos nucleicos de nova geração, modelo IonTorrent PGM (ThermoFisher, EUA); um sequenciador de ácidos nucléicos de nova geração, modelo HiSeq 2500 (Illumina, EUA); além de quatro aplicativos comerciais utilizados para análise de dados: ImageMaster Platinum, versão 7.0 (GE HealthCare, Suécia); Mascot Daemon, versão 2.4.0 (Matrix Science, London); Scaffold, versão 3.6.4 (Proteome Software, EUA); e PEAKS, versão 7.0 (Bioinformatics Solutions, Canada). Os equipamentos e aplicativos acima descritos são utilizados para a separação, a identificação e a caracterização de ácidos nucléicos, lipídeos, carboidratos, metabólitos e, principalmente, proteínas. Dessa forma, desde sua inauguração, o Núcleo de Análise de Biomoléculas contribuiu para execução de, aproximadamente, 129 projetos de pesquisa, com a produção de 23 artigos científicos, 16 teses, 22 dissertações, 5 trabalhos de conclusão de curso, além de diversos trabalhos apresentados em eventos científicos.
Além dos equipamentos listados, o NuBioMol conta com equipamentos auxiliares, como centrífuga, refrigeradores -20 e -80°C, banho-maria, placa agitadora, balança analítica, pHmetro, Speedvaccum, centrífuga refrigerada, agitadores magnéticos com aquecimento modelo 752A-1, marca FISATOM, lavadora ultrassônica com aquecimento modelo USC-1850A, marca UNIQUE, forno microondas 31 litros, marca ELECTROLUX, mesa agitadora pendular modelo TE 240/1, marca TECNAL, autoclave vertical modelo AV 100 Plus, marca PHOENIX, liofilizador modelo L101, marca LIOBRAS, máquina de gelo em escamas modelo EGE 300M 70kg, marca EVEREST, entre outros.
O PPGCN conta também com apoio de laboratórios de outros departamentos para a realização de suas pesquisas:
Laboratório de Imunoquímica e Glicobiologia localizado no Departamento de Biologia Geral. Possui equipamentos de pequeno e medio porte, utilizados para purificação de proteínas e extração de DNA e RNA, tais como:termociclador PTC-100, HPLC Flexar Perkin-Elmer,Fluxo laminar verttical Filterflux, Incubadora BOD SL-200/90 Solab, Shaker de Bancada CT712 Cientec,Espectrofotometro Genesys 10S- Thermo, Cuba de eletroforese de proteína Tetracell BioRad, Cuba de eletroforese de DNA LCH 7×8 Loccus, Centrifuga de eppendorf Fanem, Centrifuga de tubos Excelsa Baby, Freezers e geladeiras.
Laboratório de Metabolismo e Fermentação: localizado no Departamento de Bioquímica. Possui equipamentos de pequeno e médio porte tais como: Centrífuga Refrigerada (Modelo: Micro 17R), Banho Maria (Mod: AL 150/A),Banho Maria com circulação,Banho Maria, , Agitador Magnético c/ aquecimento, Autoclave Vertical, Destilador de Nitrogênio (AM-036), Vortex (Agitador de Soluções – Mod: AP56), Extrator Soxlet, Cuba de eletroforese horizontal (Mod: LCH-12×14), Sistema Vertical de Eletroforese (Mod: LCV-10×10), Equipamento Western Blot (Mod: LWB-10×10), Fonte para Eletroforese, Espectrofotometro (Multiskan GO) com µDrop Plate; Incubadora (BOD) Mod: T-34, Incubadora (BOD) Mod: MA 415, Refrigerador Elegance 360, Congelador Elegance 230,Refrigerador, Estufa Mod: A, Balança Analítica Mod: AY220, Balança Analítica Mod: HR-120, Incubadora Refrigerada com agitação (Mod: TE-421),
Laboratório Parasitologia e Epidemiologia Molecular: localizado no Departamento de Bioquímica. Possui o equipamento Set One PCR System (48 poços)
Dentro do projeto “Estrutura multiusuária para análises de biomoléculas por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC)” enviado para o Edital Pró-Equipamentos, o PPGCN foi contemplado com um sistema de HPLC completo com injetor automático de amostras, forno para cromatografia e 2 tipos diferentes de detectores (UV, RID) para uso em análise de carboidratos, lipídeos e proteínas, atualmente instalado no Laboratório de Análises Clínicas do DNS/UFV. Esta proposta de viabilização de uma estrutura multiusuária para análises de biomoléculas por cromatografia líquida de alta eficiência, tem possibilitado que os dados das pesquisas que envolvem análises de biomoléculas na UFV, sejam obtidos de forma mais rápida, o que atualmente não ocorre devido à limitação dos equipamentos disponíveis. Ainda, vislumbra-se, com a aquisição do equipamento adquirido, o fortalecimento do princípio de utilização racional e eficiente de equipamentos compartilhados na UFV, aumento da eficiência e qualidade dos dados gerados e, simultaneamente, o aumento da competitividade científica dos programas envolvidos no cenário nacional e internacional, refletindo diretamente no número e na qualidade das publicações.
Cromatógrafo a Gás acoplado a um Espectrômetro de Massas (GC/MS) e Espectrômetro de Massas Triplo Quadrupolo (LC-MS/MS). Equipamentos adquiridos no CT-INFRA (2015) e no subprojeto constava justificativas para a utilização dos equipamentos solicitados para análise de nutrientes e compostos bioativos em alimentos e de componentes em fluidos e tecidos biológicos.
Em 2017/2018, com recurso do CNPQ (Processo 444519/2014-9) foi adquirido um sistema completo para a realização da técnica de Western Blotting instalado no Laboratório de Análises Clínicas. Tal técnica possibilita que proteínas separadas pela eletroforese sejam detectadas, caracterizadas e quantificadas, com alta sensibilidade e especificidade e de rápida execução.
 
 


Endereço

Programa: Pós Graduação em Ciência da Nutrição
Departamento de Nutrição e Saúde / CCBII
Campus Universitário
CEP: 36570-900 Viçosa MG
Telefone: (31) 3612-5186 / FAX: (31) 3612-5187

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados