Disciplinas

NUT 620 – Necessidades e Recomendações Nutricionais 3(3-0) I.
Histórico das recomendações. Metodologias utilizadas para estabelecer necessidades recomendações nutricionais. Estabelecimento das necessidades e recomendações energéticas de macro e micronutrientes (gestante, nutriz, lactente, pré-escolar, adolescente, adulto e idoso). Análise crítica dos guias alimentares. Padrões e características das dietas para os diversos grupos etários.
Créditos: 3

 NUT 621 – Biodisponibilidade de Minerais 7(3-4) I.
Considerações sobre os minerais na nutrição humana. Absorção, transporte, metabolismo e excreção dos minerais. Fatores que afetam a disponibilidade dos minerais. Métodos de determinação da biodisponibilidade de minerais. Biodisponibilidade de minerais em alimentos fortificados, biofortificados e suplementos. Efeito dos minerais nos agravos crônicos não transmissíveis e na microbiota intestinal.
Créditos: 7

NUT 622 – Qualidade Nutricional de Proteínas 6(2-4) II.
Propriedades e biodisponibilidade das proteínas e aminoácidos em alimentos e sistemas biológicos. Fatores que afetam a qualidade nutricional das proteínas e aminoácidos. Métodos químicos e biológicos de avaliação da qualidade nutricional das proteínas e aminoácidos. Valor nutritivo de misturas protéicas. Traçadores isotópicos na determinação da biodisponibilidade de aminoácidos.
Créditos:6

NUT 623 – Vitaminas e Carotenóides em Alimentos 5(3-2) II.
Vitaminas e Carotenoides: Propriedades Gerais, Físico-Químicas, Bioquímicas e Nutricionais. Métodos de Análise de Vitaminas e Carotenoides em Alimentos. Estabilidade e Controle de Perdas de Vitaminas e Carotenoides Durante a Estocagem e Diferentes Etapas de Manipulação e Processamento dos Alimentos. Adição de Vitaminas nos Alimentos.
Créditos: 5

NUT 624 – Higiene e Segurança Sanitária dos Alimentos 4(4-0) I.
Higiene e segurança sanitária dos alimentos. Estudo das principais enfermidades veiculadas por alimentos. Higienização em Unidades de Alimentos e Nutrição (UAN). Controle da qualidade sanitária de alimentos em UAN. Dispositivos legais, nacionais e internacionais, de proteção à qualidade sanitária dos alimentos.
Créditos: 4

NUT 625 – Processos Metabólicos e Nutricionais dos Lipídios 5(3-2) I.
Propriedades físico-químicas dos ácidos graxos dos alimentos. Nomenclaturas e estruturas dos ácidos graxos dos alimentos. Digestão e Absorção dos lipídios de uma dieta mista. Características dos ácidos graxos de cadeia curta, média, longa e muito longa, fosfolipídios, glicolipídios, colesterol e lipídios estruturados. Metabolismo das lipoproteínas de interesse para a nutrição. Transporte dos lipídios endógenos e da dieta: no plasma e através da membrana celular. Reações associadas com as duplas ligações. Reesterificação de ácidos graxos e distribuição em função dos macronutrientes da dieta. Modulação dietética da síntese dos ácidos graxos polinsaturados de cadeia longa e eicosanóides. Efeito nutricional dos ácidos graxos. Antioxidantes alimentares e prevenção da oxi-redução dos ácidos graxos
Créditos: 5

NUT 626 – Dietética Aplicada 4(2-2) II.
Estudo aplicado das propriedades físico-químicas dos componentes dos alimentos em preparações dietéticas. Propriedades funcionais dos componentes dos alimentos. Desenho experimental com alimentos. Desenvolvimento de preparações.
Créditos: 4

NUT 627 – Métodos de Investigação em Ergonomia e Saúde no Trabalho 4 (2-2) I
Ergonomia, saúde e trabalho. Condições ambientais de trabalho e métodos de investigação. Condições técnicas/biomecânicas de trabalho e métodos de investigação. Condições organizacionais/psicossociais de trabalho e métodos de investigação. Análise ergonômica do trabalho x métodos macroergonômicos.
Créditos: 4

 NUT 628 – Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho 3 (3-0) II
Trabalho e saúde ocupacional. Adoecimento dos trabalhadores e classificação das doenças ocupacionais. Estresse ocupacional, métodos de investigação e estratégias de enfrentamento. Estresse ocupacional versus hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Síndrome de burnout, métodos de investigação e prevenção. Lesões por Esforços Repetitivos-LER / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT. Qualidade de vida no trabalho.
Créditos: 3

NUT 629 – Compostos Bioativos dos Alimentos na Saúde Humana 4 (4-0) I
Alimentos funcionais. Efeito dos compostos bioativos nas doenças cardiovasculares. Efeito dos compostos bioativos no câncer. Efeito dos compostos bioativos na obesidade, na síndrome metabólica e diabetes. Compostos bioativos, microbiota intestinal e agravos crônicos não transmissíveis.
Créditos: 4

NUT 631 – Nutrição nas Alterações Endócrinas e Metabólicas 5(3-2) II.
Metabolismo de macronutrientes e integração metabólica. Tecido adiposo como órgão endócrino e metabólico. Regulação da ingestão alimentar. Nutrição na obesidade. Nutrição no diabetes mellitus. Nutrição nas dislipidemias. Nutrição na gota. Nutrição na síndrome metabólica
Créditos: 5

NUT 632 – Determinação e Aplicações do índice Glicêmico 6(2-4) I.
Resposta glicêmica, índice glicêmico e carga glicêmica; aspectos metodológicos da determinação do índice glicêmico dos alimentos; fatores que afetam a resposta glicêmica após uma refeição; classificação dos alimentos quanto ao índice glicêmico e à carga glicêmica; efeitos do índice glicêmico e da carga glicêmica no diabetes mellitus do tipo 2, nas doenças cardiovasculares e na obesidade.
Créditos: 6

NUT 633 – Processo de Elaboração e Publicação de Artigos Científicos em Nutrição 6(2-4) II
Estrutura de um manuscrito; Aspectos relacionados ao registro de ensaios clínicos; Pontos a serem considerados na escolha do periódico para submissão de um manuscrito; Preparo da carta ao editor; A revisão de manuscritos já avaliados pelos editores das revistas; Como proceder em caso de rejeição de manuscritos submetidos.
Créditos: 6

NUT 634 – Genômica Nutricional nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis 4(2-2) II
Introdução a genômica nutricional. Interação gene-nutriente na obesidade. Interação gene-nutriente nas doenças cardiovasculares. Interação gene-nutriente no câncer. Avanços e novas direções nas ômicas e bioinformação.
Créditos: 4

NUT 641 – Políticas de Promoção da Saúde 4(4-0) I
Promoção e prevenção em saúde: fundamentos. Políticas de saúde no Brasil. Políticas nacionais e internacionais de promoção da saúde. Educação e Informação para a promoção da saúde. Vigilância em saúde pública. Fatores de riscos. Fatores determinantes da Saúde. Reorientação dos modelos assistenciais e de promoção da saúde. A equidade na área da saúde. Impactos econômicos, sociais e políticos da promoção da saúde.
Créditos: 4

NUT 642 – Epidemiologia Nutricional 4(4-0) I.
Métodos em epidemiologia nutricional com ênfase na avaliação do consumo alimentar. Erros e vieses inerentes aos métodos de inquéritos dietéticos em estudos epidemiológicos. Desenvolvimento do Questionário de Frequência Alimentar. Minimizando erros na medida da ingestão dietética. Implicações da ingestão energética total para a análise epidemiológica. Avaliação e controle do sub-relato da ingestão energética nos estudos epidemiológicos. Avaliação dos padrões alimentares. Uso de marcadores bioquímicos para avaliação da ingestão alimentar. Análise crítica dos programas computadorizados na avaliação dietética. Análise crítica do Guia Alimentar para a População Brasileira. Outros indicadores de relevância nos estudos de epidemiologia nutricional.
Créditos: 4

NUT 643 – Metodologia de Investigação Epidemiológica 5(2-3) II.
Delineamento de estudos epidemiológicos. Medidas de frequência, de associação e de impacto. Validade e confiabilidade. Viés em estudos epidemiológicos. Confundimento e interação. Causalidade em epidemiologia.
Créditos: 5

NUT 645 – Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Saúde 5(3-2) II.
Conceitos sobre Metodologia e Abordagens Qualitativas. Correntes de Pensamento. Modalidades de abordagens Compreensivas. Fase Exploratória da Pesquisa. Trabalho de Campo: teoria, estratégias e técnicas de coleta de dados qualitativos. Análise do Material Qualitativo.
Créditos: 5

NUT 646 – Bioestatística Aplicada à Nutrição 5(3-2) I.
Importância, objetivos e usos da Bioestatística na pesquisa científica; Conceitos em Bioestatística e análise de dados em saúde; Tipos de variáveis e níveis de mensuração; Estatística descritiva aplicada a Saúde; Estatística inferencial aplicada a Saúde; Principais testes paramétricos de interesse na pesquisa científica em Saúde; Principais testes não paramétricos de interesse na pesquisa científica em Saúde; Introdução ao cálculo de tamanho de amostras para pesquisa científica em Saúde.
Créditos: 5

NUT 647 – Determinantes da Insegurança Alimentar e Nutricional 5(5-0) II
O impacto das transições no perfil nutricional das populações. A influência dos fatores sociais, políticos, ambientais e culturais e das crises econômicas no estado nutricional. Indicadores para avaliar a vulnerabilidade nutricional das populações e o custo benefício das intervenções específicas. Sistema de informação e cartografia: relação com a insegurança alimentar e nutricional e vulnerabilidade. Crescimento demográfico e desenvolvimento agrícola. Produção de alimentos e situação nutricional. Impacto dos transgênicos no estado nutricional e de saúde das populações.
Créditos: 5

NUT 648 – Avaliação do Estado Nutricional 4(4-0) I
A avaliação nutricional no contexto da segurança alimentar e nutricional: diagnóstico nutricional em populações. Validação e reprodutibilidade dos diferentes métodos de avaliação do estado nutricional. Aplicabilidade e especificidade de metodologias para inquérito alimentar. Estatísticas aplicáveis à análise de inquéritos dietéticos. Aplicabilidade de equações preditivas, antropométricas e de composição corporal para diferentes grupos populacionais. Uso, interpretação e adequação de indicadores de distúrbios nutricionais específicos. Especificidades em avaliação nutricional. Análise crítica de metodologias adotadas nos estudos publicados em periódicos científicos.
Créditos: 4

NUT 649 – Métodos Quantitativos em Saúde 5 (3-2) II
Bioestatística, planejamento, organização e análise dos dados. Caracterização estatística de variáveis. Probabilidade, populações e amostras. Teste de hipótese. Medidas de associação e correlação. Medidas de efeito de uma intervenção ou exposição. Análise de regressão univariada e multivariada de dados: logística, linear e Poisson. Análise crítica da literatura em saúde baseada em evidência. Uso do pacote estatístico como ferramenta para análise dos dados e desenvolvimento de análises.
Créditos: 5

NUT 776 – Estágio em Ensino I 1(0-1) I e II.
Disciplina que proporciona aos estudantes de pós-graduação oportunidade de atuação no ensino em nível de graduação, seja planejando, preparando ou lecionando aulas teóricas e práticas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.
Créditos: 1

NUT 777 – Estágio em Ensino II 2(0-2) I e II.
Disciplina que proporciona aos estudantes de pós-graduação oportunidade de atuação no ensino em nível de graduação, seja planejando, preparando ou lecionando aulas teóricas e práticas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.
Créditos: 2

NUT 778 – Estágio em Ensino III 3(0-3) I e II.
Disciplina que proporciona aos estudantes de pós-graduação oportunidade de atuação no ensino em nível de graduação, seja planejando, preparando ou lecionando aulas teóricas e práticas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.
Créditos: 3

NUT 781 – Atividades Especiais em Nutrição I 1 (0-1) I e II
Comunicações em eventos científicos nacionais ou internacionais (publicações em anais de congressos com apresentação na forma de pôster ou oral, publicações de trabalhos expandidos em congressos). Publicação de artigo(s) científico(s) em periódicos(s) qualificados. Participação em capítulo de livro. Coorientação de discentes de graduação (TCC, IC, PIBEX, BIC Júnior, entre outros). Atividade de monitoria sem bolsa. Capacitação na UFV e em outras instituições. Atividades de gerenciamento de laboratório.
Créditos: 1

NUT 782 – Atividades Especiais em Nutrição II 2 (0-2) I e II
Comunicações em eventos científicos nacionais ou internacionais (publicações em anais de congressos com apresentação na forma de pôster ou oral, publicações de trabalhos expandidos em congressos). Publicação de artigo(s) científico(s) em periódicos(s) qualificados. Participação em capítulo de livro. Coorientação de discentes de graduação (TCC, IC, PIBEX, BIC Júnior, entre outros). Atividade de monitoria sem bolsa. Capacitação na UFV e em outras instituições. Atividades de gerenciamento de laboratório.
Créditos: 2

NUT 790 – Tópicos Especiais em Nutrição I 1( – ) I e II.
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.
Créditos: 1

NUT 791 – Tópicos Especiais em Nutrição II 2( – ) I e II.
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.
Créditos: 2

NUT 792 – Tópicos Especiais em Nutrição III 3( – ) I e II.
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.
Créditos: 3

NUT 794 – Problemas Especiais em Nutrição I 1( – ) I e II.
Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionados com área específica de pesquisa e julgada de importância para sua formação.
Créditos: 1

NUT 795 – Problemas Especiais em Nutrição II 2( – ) I e II.
Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionados com área específica de pesquisa e julgada de importância para sua formação.
Créditos: 2

NUT 796 – Problemas Especiais em Nutrição III 3 ( – ) I e II.
Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionados com área específica de pesquisa e julgada de importância para sua formação.
Créditos: 3

NUT 797 – Seminário 1(1-0) I e II.
Para estudante do Mestrado
Créditos: 1

NUT 798 – Seminário 2(1-0) I e II.
Para estudante do Doutorado
Créditos: 2

NUT 799 – Pesquisa 0(0-0) I e II.
Para estudante do Mestrado e Doutorado
Créditos: 0

DISCIPLINAS DO DOMÍNIO CONEXO

BAN 610 – Histologia Básica 4(2-2) I.
Tecidos epiteliais. Tecido conjuntivo próprio. Tecido adiposo. Tecido cartilaginoso. Tecido ósseo. Tecido sanguíneo. Tecido mieloide. Tecidos musculares. Tecido nervoso Histologia Básica 4(2-2) I. Tecidos epiteliais. Tecido conjuntivo próprio. Tecido adiposo. Tecido cartilaginoso. Tecido ósseo. Tecido sanguíneo. Tecido mieloide. Tecidos musculares. Tecido nervoso
Créditos: 4

BAN 630 Patologia Geral 4(2-2) I.
História da patologia. Conceitos básicos em patologia geral. Causas de lesão e doenças e mecanismos gerais de ação dos agentes agressores. Mecanismos de defesa. Processos adaptativos. Processos patológicos básicos principais. Necroses. Pigmentos e calcificações patológicas. Distúrbios hemodinâmicos e dos líquidos corporais
Créditos: 4

BIO 623 Histofisiologia do Aparelho Digestório 4(2-2) I.
Cavidade oral. Tubo digestivo. Morfologia e funções dos segmentos do tubo digestivo. Imunobiologia do tubo digestivo. Células enteroendócrinas. Motilidade muscular no tubo digestivo. Glândulas salivares. Pâncreas exócrino. Fígado. Vesícula biliar
Créditos: 4

BIO 650 Imunologia Celular 4(4-0) I.
Células e tecidos do sistema imunológico. Técnicas básicas de imunologia. O complexo principal de histocompatibilidade. O linfócito T. Resposta imune celular. Mecanismos efetores da imunidade celular. Imunologia e doença. Tópicos avançados de imunologia
Créditos: 4

BQI 600 Bioquímica Geral 4(4-0) I.
Proteínas e enzimas. Ácidos nucleicos e biossíntese de macromoléculas. Carboidratos, lipídios e membranas. Metabolismo Celular
Créditos: 4

BQI 620 Enzimologia 4(4-0) II.
Estrutura de enzimas. Enzimas como catalisadores biológicos. Classificação de enzimas. Cinética enzimática. Métodos para construção de gráficos dos dados de cinética enzimática. Inibição enzimática. Enzimas alostéricas e de sítios múltiplos. Purificação de enzimas
Créditos: 4

BQI 640 Bioquímica do Tecido Animal 4(4-0) I.
Bioquímica do cérebro. Bioquímica hormonal. Bioquímica das moléculas secretórias do aparelho digestório. Biomoléculas do sangue. Metabolismo nos tecidos hepático e renal. Funções bioquímicas dos tecidos de reserva e estruturais. Controle metabólico e integração bioquímica dos tecidos
Créditos: 4

BQI 645 Bioquímica da Nutrição 4(4-0) II.
Energia e metabolismo basal. Regulação metabólica. Bioquímica da nutrição em indivíduos normais. Bioquímica da nutrição dos estados especiais. Bioquímica da nutrição na terapêudica. Metabolismo dos nutrientes nas doenças. Bioquímica da nutrição esportiva. Novas perspectivas em alimentos funcionais
Créditos: 4

EDU 623 Políticas Educacionais no Brasil 4(3-1) I e II.
A formulação de políticas educacionais no período pós-1988. A implementação de políticas educacionais para a educação básica e educação superior. Avaliação de políticas educacionais. Políticas para a educação básica e educação superior.
Créditos: 4

EDU 660 Metodologia do Ensino Superior 4(2-2) I e II.
A Educação e a Didática como campo de reflexão. O processo Ensino/Aprendizagem e a interação professor aluno. O planejamento da ação didática. Técnicas de ensino. Avaliação. A Docência e a Pesquisa na Educação Superior.
Créditos: 4

EFI 611 Recursos Ergogênicos Aplicados no Esporte 3(3-0) I e II.
Recursos ergogênicos aplicados ao esporte. Estudo da nutrição como recurso ergogênico no esporte. Ação dos macronutrientes dietéticos. Micronutrientes como auxílios ergogênicos. Ações nutricionais para a melhora de rendimento físico. Suplementos nutricionais e respostas ergogênicas e ergolíticas.
Créditos: 3

EFI 613 Atividade Física e Doenças Crônicas 4(4-0) I e II.
Atividade física para a saúde. Atividade física e obesidade. Atividade física e hipertensão. Atividade física e osteoporose. Atividade física e diabetes. Atividade física e câncer.
Créditos: 2

EFI 616 Laboratório de Fisiologia na Avaliação Aplicada ao Esporte 6(2-4) I
Procedimentos para avaliação das principais qualidades físicas dos esportes. Técnicas de avaliação antropométrica aplicada ao esporte. Prescrição de exercícios voltados para o desempenho físico de competição. Manuseio de principais instrumentos que compõem um laboratório de fisiologia para avaliação de atletas. Procedimentos para calibração de instrumentos. Uso de novas tecnologias para monitoramento da carga física.
Créditos: 6

EFI 617 Medidas do Dispêndio Energético das Atividades Humanas 4(2-2) I e II.
Fundamentos teóricos das características da saúde associadas ao dispêndio energético e aspectos epidemiológicos. Importância das medidas de dispêndio energético e suas aplicabilidades. Princípios do balanço energético. Metabolismo basal e de repouso. Efeito térmico do alimento. Atividade física. Técnicas de laboratório para medidas direta e indireta do dispêndio energético. Técnicas de campo para medidas direta e indireta do dispêndio energético
Créditos: 4

ERU 612 Antropologia Social 4(4-0) I.
Os contatos interculturais e suas intencionalidades. Contatos e etnografias. Nos bastidores da pesquisa de campo. O campo questionado. O antropólogo como intérprete. Pós-modernidade: quando o antropólogo vira objeto. O antropólogo e a ética. Contribuições da antropologia para a extensão rural.
Créditos: 4

ERU 624 Metodologia de Pesquisa I 4(4-0) II.
A crise da civilização e a crise do conhecimento. Os tipos de pesquisa (exploratória, descritiva, explicativa, previsão e avaliação). Orientação teórica da pesquisa: hipóteses e teoria. Princípios epistemológicos para a apreensão da realidade. Tarefa da epistemologia: vigilância dos conceitos e procedimentos metodológicos na prática científica. Os delineamentos da pesquisa. Delineamento experimental. Survey. Observação participante. Método histórico. Interdisciplinaridade e a epistemologia da convergência
Créditos: 4

ERU 704 Economia Brasileira II 4(4-0) I.
Formação da economia nacional. A industrialização dirigida pelo Estado. Crise e retomada do crescimento acelerado. Os choques externos e as políticas de ajustamento. A globalização e a abertura comercial. Financiamento. Regime de acumulação de capital no Brasil
Créditos: 4

EST 620 Estatística Aplicada 4(2-2) I e II.
Planejamento de experimentos. Testes de hipóteses. Contrastes. Análise de Variância. Delineamentos experimentais. Procedimentos para comparações múltiplas. Modelos de Regressão linear. Experimentos fatoriais. Experimentos em parcelas subdivididas. Superfície de resposta. Análise de grupos de experimentos.
Créditos: 4

LET 604 Português para Estrangeiros: Leitura e Produção de Textos 4(3-1) I e II.
Leitura e produção de textos acadêmicos para estudantes estrangeiros. Produção de textos orais. Análise de textos escritos acadêmicos. Produção de textos. Adequação lexical e gramatical.
Créditos: 4

LET 610 Inglês Instrumental I 4(4-0) I e II.
Análise de vocabulário. Estudo das estruturas lingüísticas. Características do discurso acadêmico. Aplicação de técnicas de leitura e compreensão de textos técnico-científicos.
Créditos: 4

MBI630 Microbiologia de Alimentos 4(4-0) I.
Resposta microbiana a estresses. Comportamento microbiano em alimentos submetidos a diferentes métodos de conservação. Processos de biodeterioração de alimentos. Mecanismos de patogenicidade. Principais patógenos em alimentos. Sistemas de gestão da qualidade de alimentos.
Créditos: 4

MBI 631 Laboratório de Microbiologia de Alimentos 6(0-6) I.
Biossegurança e o trabalho experimental em laboratórios de microbiologia. Avaliação da atividade e da sobrevivência de microrganismos nos alimentos. Análises microbiológicas de água e alimentos. Métodos de fermentações de interesse em alimentos
Créditos: 6

MED 810 Bioética e Ética em Pesquisa 4(4-0) I e II
Fundamentos da ética e bioética. Principais correntes da bioética. Problemas (bio)éticos correlacionados ao trabalho em saúde no âmbito individual e coletivo. Bioética clínica. Bioética e o campo da saúde pública. Ética em pesquisa com seres humanos e animais
Créditos: 4

Tal 601 Bioquímica de Alimentos 4(3-1) II.
Estudo de água nos alimentos. Carboidratos. Proteínas nos alimentos. Enzima nos alimentos. Lipídios nos alimentos. Estabilizantes, emulsificantes e outros aditivos usados na indústria de alimentos.
Créditos: 4

TAL660 Análise de Alimentos 6(2-4) II.
Métodos de análise e amostragem. Sistema de garantia de qualidade em laboratórios de análise de alimentos. Soluções padrão. Determinações analíticas envolvendo medidas de pH e acidez titulável. Determinação de umidade (ou água total) e resíduo mineral fixo (RMF). Extração e quantificação de lipídeos totais. Determinação de proteína. Determinação de carboidratos. Espectometria. Análise instrumental da cor. Índices baseados em densidade e refratometria. Cromatografia.
Créditos: 6

TAL668 Análise Sensorial 4(2-2) I.
Definição e importância da análise sensorial. Requisitos básicos para realização da avaliação sensorial. Fisiologia Sensorial. Introdução à psicofísica. Métodos discriminatórios. Métodos afetivos. Métodos descritivos
Créditos: 4

TAL690 Metodologia de Pesquisas em Alimentos 7(3-4) I e II.
Princípios de pesquisa e experimentação em ciência e tecnologia de alimentos. Planejamento e delineamentos de pesquisas em alimentos. Uso da regressão para a análise de resultados experimentais. Delineamentos de superfície de respostas. Delineamento de experimentos com misturas. Modelagem com regressão não linear. Alguns métodos de estatística multivariada em alimentos. Metodologia para pesquisa tipo survey. A escrita científica.
Créditos: 7

BUSCA NO SITE

Endereço

Programa: Pós Graduação em Ciência da Nutrição
Departamento de Nutrição e Saúde / CCBII
Campus Universitário
CEP: 36570-900 Viçosa MG
Telefone: (31) 3612-5186 / FAX: (31) 3612-5187

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress