Ementas

NUT 620 – Necessidades e Recomendações Nutricionais 3(3-0) I.

Histórico das recomendações. Metodologias utilizadas para estabelecer necessidades recomendações nutricionais. Estabelecimento das necessidades e recomendações energéticas de macro e micronutrientes (gestante, nutriz, lactente, pré-escolar, adolescente, adulto e idoso). Análise crítica dos guias alimentares. Padrões e características das dietas para os diversos grupos etários.

NUT 621 – Biodisponibilidade de Minerais 5(3-4) I.

Considerações sobre os minerais na nutrição humana. Absorção, transporte, metabolismo e excreção dos minerais. Fatores que afetam a disponibilidade dos minerais.  Métodos de determinação da biodisponibilidade de minerais. Biodisponiblidade de minerais em alimentos fortificados.

NUT 622 – Qualidade Nutricional de Proteínas 4(2-4) II.

Considerações gerais sobre proteínas, aminoácidos e sua biodisponibilidade. Fatores que afetam a qualidade nutricional das proteínas. Métodos de avaliação da qualidade nutricional de proteínas. Traçadores isotópicos  na determinação da biodisponibilidade de aminoácidos. Valor nutritivo de misturas protéicas.

NUT 623 – Vitaminas em Alimentos 4(3-2) II.

Vitaminas: aspectos gerais, físico-químicos, bioquímicos e nutricionais. Métodos de análise de vitaminas em alimentos. Estabilidade e Prevenção de perdas das vitaminas durante a estocagem e em diferentes etapas de manipulação e processamento dos alimentos. Adição de vitaminas nos alimentos.

NUT 624 – Higiene e Segurança Sanitária dos Alimentos 4(4-0)I.

Higiene e segurança sanitária dos alimentos. Estudo das principais enfermidades veiculadas por alimentos. Higienização em Unidades de Alimentos e Nutrição (UAN). Controle da qualidade sanitária de alimentos em UAN. Dispositivos legais, nacionais e internacionais, de proteção à qualidade sanitária dos alimentos.

NUT 625 – Processos Metabólicos e Nutricionais dos Lipídios 4(3-2) I.

Propriedades físico-químicas dos ácidos graxos dos alimentos. Digestão dos lipídios de uma dita mista: triacilgliceróis e colesterol. Absorção dos lipídios de uma dieta mista: ácidos graxos de cadeia curta média e longa, colesterol e lipídios estruturados. Transporte dos lipídios endógenos e da dieta: no plasma e através da membrana. Reesterificação de ácidos graxos e distribuição em função dos macronutrientes da dieta. Modulação dietética da síntese de ácidos graxos polinsaturados de cadeia longa eicosanóides. Efeito nutricional dos ácidos graxos. Antioxidantes alimentares e prevenção da oxi-redução dos ácidos graxos. Metabolismo das lipoproteínas de interesse para a nutrição.

NUT 626 – Dietética Aplicada 3(2-2) II.

Estudo aplicado das propriedades físico-químicas dos componentes dos alimentos em preparações dietéticas. Propriedades funcionais dos componentes dos alimentos. Desenho experimental com alimentos. Desenvolvimento de preparações.

NUT 627 – Métodos de Investigação em Ergonomia e Saúde no Trabalho 3 (2-2)I

Ergonomia, saúde e trabalho. Condições ambientais de trabalho e métodos de investigação. Condições técnicas/biomecânicas de trabalho e métodos de investigação.  Condições organizacionais/psicossociais de trabalho e métodos de investigação. Análise ergonômica do trabalho x métodos macroergonômicos.

NUT 628 – Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho 3 (3-0) II

Trabalho e saúde ocupacional. Adoecimento dos trabalhadores e classificação das doenças ocupacionais. Estresse ocupacional, métodos de investigação e estratégias de enfrentamento. Estresse ocupacional versus hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Síndrome de burnout, métodos de investigação e prevenção. Lesões por Esforços Repetitivos-LER / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT. Qualidade de vida no trabalho.

NUT 629 - Compostos Bioativos dos Alimentos na Saúde Humana 3 (2-2) I

Alimentos funcionais. Nutrigenômica. Principais classes de compostos bioativos não-nutrientes. Antioxidantes da dieta. Fibra alimentar. Fitatos.

NUT 631 – Nutrição nas Alterações Endócrinas e Metabólicas 4(3-2) II.

Metabolismo de micronutrientes e integração metabólica. Tecido adiposo como órgão endócrino e metabólico. Regulação da ingestão alimentar. Nutrição na obesidade. Nutrição no diabetes mellitus. Nutrição nas dislipidemias. Nutrição na gota. Nutrição na síndrome metabólica.

NUT 632 – Determinação e Aplicações do índice Glicêmico 4(2-4) I.

Resposta glicêmica, índice glicêmico e carga glicêmica. Aspectos metodológicos da determinação do índice glicêmico dos alimentos. Fatores que afetam a resposta glicêmica após uma refeição. Classificação dos alimentos quanto ao índice glicêmico e à carga glicêmica. Efeitos do índice glicêmico e da carga glicêmica no diabetes mellitus do tipo 2. Efeitos do índice glicêmico e da carga glicêmica nas doenças cardiovasculares. Efeitos do índice glicêmico e da carga glicêmica na obesidade.

NUT 633 – Processo de Elaboração e Publicação de Artigos Científicos em Nutrição 4(2-4) II

Estrutura de um manuscrito; Aspectos relacionados ao registro de ensaios clínicos; Pontos a serem considerados na escolha do periódico para submissão de um manuscrito; Preparo da carta ao editor; A revisão de manuscritos já avaliados pelos editores das revistas; Como proceder em caso de rejeição de manuscritos submetidos.

NUT 634 – Genômica Nutricional nas Doenças Não Transmissíveis 3(2-2) II.

Introdução à genômica nutricional. Interação gene-nutriente na obesidade. Interação gene-nutriente nas doenças cardiovasculares. Interação gene-nutriente no câncer. Avanços e novas direções nas ômicas e bioinformação.

NUT 640 – Avaliação Nutricional de Populações 4(3-2) I.

Diagnóstico nutricional em populações. Indicadores aplicados aos distúrbios nutricionais específicos. Especialidades em avaliação nutricional. Análise crítica de inquéritos dietéticos. Metodologias de estudos  de composição corporal em populações.

NUT 641 – Políticas de Promoção da Saúde 4(4-0) I

Promoção e prevenção em saúde: fundamentos. Políticas de saúde no Brasil. Políticas nacionais e internacionais de promoção da saúde. Educação e Informação para a promoção da saúde. Vigilância em saúde pública. Fatores de riscos. Fatores determinantes da Saúde. Reorientação dos modelos assctos gerais, físico-químicos, bioquímicos e nutricionais. Métodos de análise de vitaminas em alimentos. Estabilidade e Prevenção de perdas das vitaminas durante a estocagem e em difeistenciais e de promoção da saúde. A equidade na área da saúde. Impactos econômicos, sociais e políticos da promoção da saúde.

NUT 642 – Epidemiologia Nutricional 4(3-2) I.

Epidemiologia em nutrição. Estratégias de pesquisa e intervenção em saúde. Metodologia aplicada ao estudo epidemiológico nutricional. Bioestatística avançada em nutrição. Aplicação de técnicas qualitativas de investigação em grupos focais. Epidemiologia aplicada às enfermidades crônico-degenerativas de interesse em nutrição e saúde.

NUT 643 – Metodologia de Investigação Epidemiológica 4(3-2) II.

Medidas de frequência, de associação e de potencial de impacto. Validade em estudos  epidemiológicos.  Tipologia de estudos epidemiológicos. Princípios de análise epidemiológica. Estudo de corte transversal. Estudo caso-controle. Estudo de coorte. Tópicos de epidemiologia clínica.

NUT 644 – Segurança Alimentar e Nutricional 4(3-2) II.

Conceitos interdisciplinares de segurança alimentar. Desigualdades sociais no Brasil. Disponibilidade de alimentos e abastecimento. Análise da situação nutricional da população brasileira. Política de segurança alimentar e nutricional. Qualidade dos alimentos e segurança alimentar.

NUT 645 – Ética e Bioética em Pesquisa 2(2-0) II.

Ética, moral e direito. Princípios éticos – principialismo. Influência da cultura e de religiões em padrões ético-morais. Origem e evolução da bioética. Diretrizes éticas internacionais norteadoras da pesquisa. Resolução CNS/MS nº 196/96. Projetos de pesquisa. Normas de pesquisa com novos fármacos, medicamentos, vacinas e testes diagnósticos envolvendo seres humanos. Comitê de ética em pesquisa com seres
humanos – CEP/CONEP. Análise crítica de trabalhos técnico-científicos.

NUT 646 – Bioestatística Aplicada à Nutrição 3(2-2) I.

Objetivo e importância da bioestatística na pesquisa científica em nutrição. O pensamento científico. Análise exploratória dos dados. Estatística descritiva aplicada à Nutrição. Estatística inferencial aplicada à Nutrição. Validação de testes para diagnóstico nutricional. Principais testes paramétricos utilizados em Nutrição. Principais testes não paramétricos utilizados em Nutrição. Medidas de Associação em Epidemiologia Nutricional. Análise de Regressão Logística.

NUT 647 – Determinantes da Insegurança Alimentar e Nutricional 5(5-0)

O impacto das transições no perfil nutricional das populações. A influência dos fatores sociais, políticos, ambientais e culturais e das crises econômicas no estado nutricional. Indicadores para avaliar a vulnerabilidade nutricional das populações e o custo benefício das intervenções específicas. Sistema de informação e cartografia: relação com a insegurança alimentar e nutricional e vulnerabilidade. Crescimento demográfico e desenvolvimento agrícola. Produção de alimentos e situação nutricional. Impacto dos transgênicos no estado nutricional e de saúde das populações.

NUT 648 – Avaliação do Estado Nutricional 4(4-0)

A avaliação nutricional no contexto da segurança alimentar e nutricional: diagnóstico nutricional em populações. Validação e reprodutibilidade dos diferentes métodos de avaliação do estado nutricional. Aplicabilidade e especificidade de metodologias para inquérito alimentar. Estatísticas aplicáveis à análise de inquéritos dietéticos. Aplicabilidade de equações preditivas, antropométricas e de composição corporal para diferentes grupos populacionais. Uso, interpretação e adequação de indicadores de distúrbios nutricionais específicos. Especificidades em avaliação nutricional. Análise crítica de metodologias adotadas nos estudos publicados em periódicos científicos.

NUT 649 – Métodos Quantitativos em Saúde (3-2)

Bioestatística: planejamento, organização e análise dos dados. Caracterização estatística de variáveis. Probabilidade, populações e amostras. Comparando grupos dependentes e independentes. Medidas de correlações e de associações. Medidas de efeito de uma intervenção ou exposição. Análise multivariada de dados: Regressão Logística, Regressão Linear Simples e Regressão Polinomial. Análise de curvas de sobrevivência. Qualidade de testes diagnósticos. Análise crítica de literatura em saúde baseada em evidências.

NUT 776 – Estágio em Ensino I 1(0-2) I e II.

Disciplina que proporciona aos estudantes de pós-graduação oportunidade de atuação no ensino em nível de graduação, seja planejando, preparando ou lecionando aulas teóricas e práticas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.

NUT 777 – Estágio em Ensino II 2(0-4) I e II.

Disciplina que proporciona aos estudantes de pós-graduação oportunidade de atuação no ensino em nível de graduação, seja planejando, preparando ou lecionando aulas teóricas e práticas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.

NUT 778 – Estágio em Ensino III 3(0-6) I e II.

Disciplina que proporciona aos estudantes de pós-graduação oportunidade de atuação no ensino em nível de graduação, seja planejando, preparando ou lecionando aulas teóricas e práticas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.

NUT 790 – Tópicos Especiais em Nutrição I 1( – ) I e II.

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.

NUT 791 – Tópicos Especiais em Nutrição II 2( – ) I e II.

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.

NUT 792 – Tópicos Especiais em Nutrição III 3( – ) I e II.

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.

NUT 794 – Problemas Especiais em Nutrição I 1( – ) I e II.

Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionados com área específica de pesquisa e julgada de importância para sua formação.

NUT 795 – Problemas Especiais em Nutrição II 2( – ) I e II.

Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionados com área específica de pesquisa e julgada de importância para sua formação.

NUT 796 – Problemas Especiais em Nutrição III 3 ( – ) I e II.

Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionados com área específica de pesquisa e julgada de importância para sua formação.

NUT 797 – Seminário 1(1-0) I e II.

Para estudante do Mestrado

NUT 798 – Seminário 2(1-0) I e II.

Para estudante do Doutorado

NUT 799 Pesquisa.

BUSCA NO SITE

Endereço

Programa de Pós Graduação em Ciência da Nutrição
Departamento de Nutrição e Saúde / CCBII
Campus Universitário
CEP: 36570-000 Viçosa MG
Telefone para contato: (31) 3899-2899 / FAX: (31) 3899-3176

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress